Foram encontrados 45 registros para a palavra: Aula Inaugural

Aula Inaugural do Pronera na Univasf será realizada nesta segunda-feira (8) no Complexo Multieventos

Para marcar o início das atividades do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada uma aula inaugural nesta segunda-feira (8). O evento acontecerá das 8h30 às 12h, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). A realização do Pronera na região acontece por meio de uma parceria firmada entre a Univasf, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

A aula inaugural contará com a presença do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; do vice-reitor, Telio Nobre Leite; da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; e da pró-reitora de Ensino, Monica Tomé. Ainda contará com a presença do superintendente da SR-29 do Incra, Bruno Ferreira Medrado, e representantes dos movimentos sociais e sindicais do campo. A palestra de abertura será sobre “Novas Ruralidades”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Ramonildes Alves Gomes. 

No total, são três cursos ofertados, destinados a beneficiários do Pronera nas localidades de abrangência da 29ª Superintendência Regional do Incra. São oferecidas as graduações em História e Ciências Sociais e a especialização em Educação do Campo. Os cursos serão realizados conforme a metodologia da Pedagogia da Alternância, com carga horária distribuída em atividades na Universidade e nas comunidades de origem dos estudantes. 

A recepção aos alunos acontecerá no domingo (7), no Espaço Plural, localizado na Rodovia BA-210, Km 4, bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). Os participantes terão transporte do Espaço Plural para o local do evento. Todos os estudantes do Pronera ficarão alojados no Espaço Plural, onde também ocorrerão as refeições e aulas, durante o Tempo Universidade, no período previsto de 7 de agosto a 1º de setembro. 

O coordenador Administrativo do Pronera – Univasf/Incra, Anderson Vieira, ressalta a importância de alguns cuidados durante o período de Tempo Universidade. “Os alunos devem ir preparados com roupas, itens de higiene, documentos pessoais, toalhas, roupas de cama e demais itens necessários”, destaca. Vieira ainda solicita que os participantes confirmem presença e horário de chegada no Espaço Plural, por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones (87) 2101-6773 e 2101-6792.  ..

O departamento de Ciências Humanas, Campus III UNEB está promovendo as aulas inaugurais do Mestrado e do Doutorado

A Coordenação da Câmara de Pós-Graduação e o Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) fará uma conferência de abertura do semestre letivo 2016.2. O evento acontece nesta quarta-feira (03), às 8:30h, e vai discutir a CULTURA NA UNIVERSIDADE: a perspectiva da pragmática lexicultural.

O departamento também promoverá a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional –DINTER- no dia 04 (quinta-feira) às 16h com o professor da USP, Eneus Trindade Barreto Filho que vai debater a temática Consumo Cultural e Midiático. Os eventos acontecem no Auditório Multimídia e são gratuitos e abertos ao público interno e externo...

UNEB realiza aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências da Comunicação em Juazeiro

O doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências da Comunicação teve sua aula inaugural realizada em 04/04, no Auditório Antônio Carlos Magalhães - campus III Juazeiro (BA). A aula ministrada pela Profª Drª Maria Immaculata Vassalo com o tema: A comunicação como campo transdiciplinar de estudos, contou ainda com as presenças de professores, funcionários analistas e técnicos, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, além do público externo. 

O Dinter é uma pareceria entre o DCH III/UNEB e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Escola de Comunicação e Artes, PPGCOM, da Universidade de São Paulo, USP. Este doutorado é uma iniciativa para a interiorização da pós-graduação na Bahia. O Coordenador do DINTER/USP Leandro Leonardo Batista fala da importância de ter um programa de doutorado também em outras regiões do país e não só nos grandes centros urbanos, "Para fazer um doutorado como este era preciso ir para as capitais como São Paulo e Rio, mas aqui tem muita gente interessada e capacitada" contou...

Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Univasf comemoram 10 anos com aula inaugural

Foi realizada, dia passado (14), a aula inaugural dos Programas de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nas áreas de Saúde da Família, Enfermagem em Urgência, Intensivismo e Saúde Mental. A aula abre as atividades do semestre letivo 2016.1 e integra o ciclo de comemorações pelos 10 anos da implantação do Programa. O evento aconteceu na sala de reuniões do Conselho Universitário (Conuni), no prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). 

Estiveram presentes na mesa de abertura o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helinando de Oliveira; a pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; o superintendente do Hospital Universitário (HU), Ricardo Pernambuco; e a representante do Núcleo Regional de Saúde do Norte da Bahia – Juazeiro, Ivonildes Parente. 

A ação foi promovida pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da Univasf. Com o tema “10 anos de Residência Multiprofissionais da Univasf – Construindo Novos Rumos para o SUS no Vale do São Francisco”, a aula foi ministrada pela professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf Angela de Oliveira Carneiro. Na ocasião, a professora tratou sobre a situação do SUS, a formação em saúde, a residência da Univasf e educação permanente, entre outros assuntos. 

Para o reitor Julianeli Tolentino, as residências multiprofissionais nestes 10 anos têm dado uma grande contribuição. “Com ela, nós pudemos aumentar o efetivo de novos profissionais com uma formação ainda mais qualificada para atuar aqui, em toda a região da área de abrangência da nossa Universidade e até fora dessa área”, ressaltou. 

No total, as turmas são compostas por 18 novos alunos das áreas de Enfermagem, Psicologia e Farmácia. De acordo com a professora do Colegiado de Enfermagem e coordenadora do Coremu, Glória Maria Coelho, a aula é um momento de reunir os alunos. “Este é um momento de desejar boas-vindas aos que estão chegando e desejar felicidade e sorte aos que estão saindo”. 

Ainda segundo Glória, serão realizadas mais ações em comemoração aos 10 anos do Programa. “Vamos fazer nossa primeira Jornada das Residências Multiprofissionais e outros eventos, como a inauguração do espaço do Coremu”, antecipou. Para a egressa do curso de Enfermagem da Univasf Márcia Pedreira, será muito bom continuar seus estudos na Universidade. “A sensação é de estar em casa. Eu já conheço os professores, suas formas de trabalho e tenho certeza de que a residência não será diferente da graduação, então será muito boa”, afirmou. 

A psicóloga e nova aluna de Saúde da Família Alessany Teixeira Barbosa, veio de Minas Gerais para fazer a residência na Univasf. “Eu tinha um desejo de sair de Minas e fazer uma formação fora, com outro olhar. E eu sempre gostei muito do Nordeste, então quando eu passei, não pensei duas vezes”, contou. Outro aluno e psicólogo Joab Venâncio, de Jequié (BA), está animado com esta nova etapa. “Minha expectativa é conhecer o SUS na prática, adentrar nos campos de atuação, conhecer e participar deste trabalho. Isso é o que é mais motivador para mim”, ressaltou. ..

Em Aula Inaugural, deputado Roberto Carlos fala sobre Projeto de Lei que visa garantir mais segurança nas Escolas

Na aula inaugural, que aconteceu no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque) que contou com a presença do governador, Rui Costa, e do secretário de Educação, Osvaldo Barreto, marcando a abertura do ano letivo, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, explanou sobre o Projeto de Lei de sua autoria que prevê mais segurança nas escolas, através da criação da CPEC- Companhia de Polícia Escolar e Comunitária.

O objetivo do parlamentar é garantir a segurança no entorno das escolas, a paz nas salas de aula e interior das unidades escolares do estado, bem como para fazer intercâmbio com outros órgãos e ONGs para ações de cidadania, cursos, palestras no âmbito educacional. “Existe um índice triste de violência nas escolas do nosso estado, como a depredação do patrimônio, dos roubos de equipamentos, máquinas e até da merenda dos nossos estudantes. Tudo isso, sem contar nos enormes prejuízos aos professores, muitos agredidos e estressados, trabalhando sob pressão”, disse o deputado Roberto Carlos...